O foco mundial tem se voltado para análise do impacto social, cultural e ambiental vindo do desenvolvimento das atividades turísticas, que pode ser positivo ou negativo, dependendo de como as atividades são planejadas e gerenciadas.
A lucratividade no setor turístico depende da manutenção da atratividade de uma destinação que as pessoas querem ver e conhecer. O turismo tem o poder de aperfeiçoar o meio ambiente, fornecer fundos para a conservação, preservar a cultura e a história, constituir limites sustentáveis de utilização e proteger atrações naturais. Mas também se não for planejada de maneira apropriada, pode destruir.
Não é possível desenvolver turismo sem que ocorram impactos, mas é possível, com o planejamento adequado, gerenciar o desenvolvimento do turismo com a finalidade de reduzir os impactos negativos, ao mesmo tempo em que se instigam os impactos positivos.
Além de levar em consideração a preservação da natureza, da cultura e dos processos produtivos locais, o planejamento sustentável deve adotar uma abordagem que trabalhe a mentalidade da população nativa e os hábitos das organizações turísticas locais. Ou seja, levar em conta os medos, desejos e necessidades da população local é fator imperativo no planejamento turístico.
O uso sustentável do local é em um aliado das empresas, pois mantém a originalidade do local minimizando a alteração da natureza e a cultura local que são um dos responsáveis pelo fluxo turístico, fluxo esse que faz o uso dos serviços prestados pelas empresas especificamente turísticas ou não, aumentando a vida útil do destino e conseqüentemente da empresa.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) define turismo sustentável como aquele que: Atende às necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras, e ao mesmo tempo protege e fomenta as oportunidades para o futuro. O desenvolvimento sustentável do turismo se concebe como um caminho para a gestão de todos os recursos de forma que possam satisfazer as necessidades econômicas, sociais e estéticas, respeitando ao mesmo tempo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas que sustentam a vida. (Dias,2005. p. 107)
O patrimônio histórico e cultural, ao lado com seu patrimônio natural, são bens únicos, inigualáveis e insubstituíveis. É necessário que todos, governo, organizações públicas e privadas , meio acadêmico, entidades de classe e sociedade civil , valorizem esses bens que, com garantia de sua sustentabilidade, tragam desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida aos moradores e turistas.
è um assunto muito importante traz um abordagem bem relevante sobre o turismo e o meio ambiente, questionando sobre o desenvolvimento sustentável, sendo assim estimavel destaca que o equilíbrio entre o turismo e o meio ambiente torna-se relevante. Portanto, este artigo faz um breve relato e apresentar uma das tendência do turismo atual.
ResponderExcluirO turismo quando é praticado de forma correta, proporciona o desenvolvimento sustentável, dinamiza a economia local gerando emprego e renda à população envolvida, preserva e valoriza a cultura da comunidade e contribui para a conservação da natureza. A natureza, a cultura e demais atrativos são a matéria-prima do turismo e precisam ser preservadas, daí a importância de ser criar projetos sustentáveis na implantação de novos produtos turísticos.
ResponderExcluirCom o objetivo de provocar reflexões sobre contradições e desafios relativos à sustentabilidade do turismo, trás a tona à discussão de como o turismo, um dos fatores de desenvolvimento econômico, necessita do uso de ambientes naturais e culturais para se desenvolver. Além disso, o texto busca debater como o “turismo” ora é considerado panacéia capaz de resolver problemas socioeconômicos dos países periféricos, ora é interpretado como indústria capaz de destituir comunidades de suas marcas identitárias e de sentimentos de pertença.
ResponderExcluirBetto Santana
O planejamento deve sempre permear o desenvolvimento do Turismo, desta maneira, evita-se a degradação do meio onde se instala e, desenvolvê-lo pautado na sustentabilidade, garante bons resultados a todos os atores envolvidos, portanto, é muito importante que haja discussão sobre este tema, visto muitas vezes, o retorno financeiro rápido é muito mais visualizado, desconsiderando por exemplo, a comunidade receptora, que é somente um dos enfoques do desenvolvimento sustentável.
ResponderExcluirTema bastante discutido na atualidade e o blog mostra qual real definição para tal assunto. A Sustentabilidade, principalmente no turismo é de fundamental importância, pois protege o meio que a atividade necessita para ser mantida.
ResponderExcluirLuciana Pelegrini.
O artigo aborda claramente a importância de se trabalhar no turismo a sustentabilidade, podendo assim usufruir sem esgotar os recursos naturais e ao mesmo tempo incentivar um crescimento econômico ligado ao um turismo planejado e estruturado onde a participação de todos é essencial. Com isso gera mais empregos para a população envolvida, preserva a cultura local e utiliza-se o meio ambiente de uma forma economicamente viável e ecologicamente correto.
ResponderExcluirO tema Sustentabilidade nos fazem estar atentos a tudo aquilo que envolve o meio ambiente. Deve-se preservar não só a natureza, mas também colocar em pauta os cuidados e prenvenções com a população e a sua originalidade cultural sem fragmentá-las. Diante disso é necessario um planejamento principalmente quando se refere a prática do Turismo. Esse cuidado deve ser tomado, pois o turismo provoca mudanças no cotidiano dos moradores autoctónes. E a Sustentabilidade é um meio de minimizar os impactos negativos, causados por essa atividade.
ResponderExcluirO tema sustentabilidade esta sendo muito discutido na atualidade o artigo aborda sobre a pratica do turismo e a importância da sustentabilidade alertando sobre a preservação dos atrativos evitando o desgaste dos recursos diante disso e necessário planejamento e a utilização de profissionais qualificados
ResponderExcluirPor ser um tema atual e constantemente discutido, a sustentabilidade se destaca no Turismo como importante para seu desenvolvimento "saudável" e eficiênte. A sustentabilidade está diretamente ligada ao meio ambiente o que torna a atividade turística responsável pela manutenção e conservação do meio, evitando agressões.
ResponderExcluirSustentabilidade hoje não é apenas um assunto amplamente discutido mas uma prática essencial. No Turismo atualmente pensar e agir de forma sustentável significa estar um passo a frente pela crescente conscientização da população para a degradação ambiental e a necessidade da preservação dos recursos naturais.
ResponderExcluirA sustentabilidade surgiu como forma de frear as agressões humanas com a natureza, devido a isso é um tema que vem sendo muito debatido inclusive no meio turístico, por ser o turismo uma atividade que tem como matéria-prima o meio ambiente e onde este precisa ser preservado e conservado para as gerações futuras.
ResponderExcluirBárbara Aguiar